A especialização de mulheres na área da imagem cardiovascular cresce cada vez mais. Entretanto, apesar deste crescimento, ainda temos pouca representatividade nos congressos, em publicações científicas e em cargos de liderança. Foi com o objetivo de fomentar e suportar esta maior participação e engajamento dessas mulheres que criamos o grupo DIC – Mulheres. Este grupo teve sua primeira reunião em São Paulo durante o XI Congresso do DIC em 2022, sob a iniciativa e liderança da Dra. Samira Morhy e desde então vem se reunindo anualmente nos congressos do DIC e realizando pesquisas para um maior conhecimento da população feminina sócia do DIC e de suas necessidades. No último congresso do DIC em Salvador, tivemos oportunidade de discutir uma pauta de suporte às mulheres da imagem cardiovascular através de mentoria de carreira e tutoria cientifica, além de suporte emocional e apoio às necessidades das mulheres que desejem incrementar o seu desenvolvimento profissional e um maior engajamento com o DIC. Na liderança deste grupo além da Dra. Samira Morhy, estão Dra. Adenalva Beck, Dra. Marcia Barberato, Dra. Daniela Rassi, Dra. Lara Carreira, Dra. Claudia Freire e eu, cada uma representando suas respectivas áreas da imagem cardiovascular, e, atualmente, constituímos a comissão DIC – Mulheres.
Foi buscando inspiração para o nosso projeto que participei do II Simpósio MINT (Mulheres Intervencionistas). O grupo MINT foi criado em 2018, formado por mulheres sócias e não sócias da SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) e desde então está envolvido em parcerias com o Departamento de Cardiologia da Mulher da SBC e, com muito sucesso, vem realizando eventos sobre liderança, mentoria e equidade. Hoje o MINT é composto por 100 mulheres que fazem hemodinâmica no Brasil e durante este encontro contou com uma participação expressiva dessas mulheres. Este evento sobre mentoria, liderança e desenvolvimento profissional foi uma iniciativa da SBHCI em parceria com o DCM-SBC e organizado pela Dra. Viviana Lemke, Dra. Maria Sanali Paiva e Dra. Gláucia Moraes. Durante o evento foram abordadas as questões de equidade na vida associativa e no trabalho, além de depoimentos inspiradores sobre a trajetória de mentoras e mentoradas na área da cardiologia intervencionista. Tivemos a oportunidade também de ouvir palestras muito esclarecedoras na área de desenvolvimento pessoal que foram desde comunicação eficaz, network com propósito, a influência da imagem pessoal no sucesso profissional, marketing digital e de autoconhecimento.
Conhecemos também instituições parceiras que apoiam médicas mulheres ao redor do mundo, como a Women As One. Além de contarmos com a participação da Dra. Cathleen Biga, atual presidente do ACC (American College of Cardiology) que revelou todos os desafios que enfrentou em sua trajetória profissional como mulher. Este encontro foi, uma das experiencias mais enriquecedoras que participei e, sem dúvida, uma inspiração que compartilho com nossas lideranças para continuarmos o nosso projeto de encorajar e suportar as mulheres da imagem cardiovascular no Brasil no seu desenvolvimento profissional.
1.Morhy SS, Uellendahl M. DIC-SBC Women’s Group. Arq Bras Cardiol: Imagem Cardiovasc. 2022;35(4):1-3.
2. Rassi, DC; Hotta, VT. A representatividade feminina em publicações cientificas. Arq BrasCardiol: Imagemcardiovasc, v. 36, n.3, e 20230079, out.2023.
3. II Simpósio MINT de Lideranca, Equidade e Mentoria – SBHCI e DCM-SBC
Autora:
Dra. Marly Uellendahl
Cardiologista da área de Imagem Cardiovascular;
Membro da Comissão DIC Mulheres.