Com o objetivo de atualizar o sócio do departamento, enumeramos as mais recentes ações da Diretoria.
1. Encaminhamento, em parceria com a SBC, de uma carta ao CFM solicitando uma manifestação sobre a exigência, por parte de algumas operadoras de saúde, do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Ultrasom Vascular para que os cardiologistas realizem Doppler de Carótidas.
2. Redigido parecer conjunto do DIC, DCC-CP E SBC, referente ao projeto de lei do Excelentíssimo Deputado Dr. Zacharias Calil sobre a adoção do ecodopplercardiograma transtorácico como teste de triagem neonatal.
3. Realizada contribuição ao Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde sobre as Amiloidoses Associadas à Transtirretina (disponível em https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-71-2024-amiloidoses-hereditarias), na qual chamamos a atenção para o fortalecimento do papel da imagem cardiovascular no diagnóstico e monitoramento da amiloidose cardíaca (AC).
Listadas abaixo algumas recomendações incorporadas ao documento:
-Capacitação de profissionais que trabalham com ecocardiografia para identificar sinais ecocardiográficos sugestivos da AC.
-Recomendação da inclusão do strain longitudinal global como ferramenta complementar útil para detecção precoce de disfunção miocárdica subclínica, estratificação prognóstica e diagnóstico diferencial dos fenótipos “hipertróficos”.
-O protocolo deve contemplar e incentivar a investigação adicional com ressonância magnética cardíaca e cintilografia com traçadores específicos ao se observarem achados ecocardiográficos sugestivos ou duvidosos.
-Incluir orientações ao médico assistente para o monitoramento regular dos pacientes em tratamento, com ecocardiografia e ressonância periódicas para avaliar progressão da doença e ajustar o tratamento, se necessário.
4. Criado no novo portal uma área dedicada à defesa profissional (https://www.dicsbc.org/defesa-profissional), e publicados dois recentes pareceres:
* Parecer sobre a competência para a realização de Ecocardiografia Fetal
* Parecer sobre a cobrança dos exames de Ecocardiograma sob Estresse e Ecodopplercardiograma transtorácico de forma individualizada
5. Envio de carta à Unimed Brasil solicitando esclarecimentos a respeito da fundamentação para negar ou glosar a realização simultânea do Ecodopplercardiograma transtorácico e sob estresse solicitados pelo médico assistente baseado em evidências.
6. Realizado webinar com o tema “Defesa Profissional: Um debate franco sobre as demandas dos ecocardiografistas e futuras ações do DIC” , disponível a todos os sócios, acessando o portal pelo link (https://www.dicsbc.org/login-webinars).
Silvio Barberato
Presidente DIC/SBC gestão 2024/2025